quinta-feira, 17 de abril de 2008

France?

Desde que cheguei ao Nepal ha uma pergunta que ja me fizeram vezes e vezes. A resposta e sempre a mesma e a reaccao tambem.
Ao banal “where are you from?”, a resposta e “I am from Portugal”, ao que recebo sorrisos completamente perdidos no mapa e nem sequer sei se perdidos pelo continente certo. As vezes acrescento um “next to Spain”, mas nunca cheguei a perceber se ajuda ou nao, pelo que nos ultimos tempos ja nao acrescento nada.
Aconteceu 3 vezes ter a reaccao “oh, Ronaldo, Ronaldo!”, o que sendo o criquet o desporto mais praticado e que agrupa maior numero de interessados neste pais, ate e um feito. Nao vale a pena falar da questao de so conhecerem o Ronaldo e de so sermos falados por causa do futebol, se calhar e melhor que nada, nao sei, mas devo acrescentar que em termos de estrangeiros europeus e nao europeus que tiveram oportunidade de frequentar universidades ou que sao mais interessados, a seguir ao Ronaldo vem o Vasco da Gama e ficam-se por ai. De qualquer forma nao tenho duvidas que a figura portuguesa mais conhecida fora de Portugal, e mesmo o Vasco da Gama.
Ha uns dias ouve uma alma que teve uma reaccao diferente. Ao meu “I am from Portugal”, ouvi esta perola: “Ah, Lisbon!”, eu nao queria acreditar e admito, senti-me contente e ate um pouco orgulhosa e pensei “afinal...!”, mas a seguir ouvi a verdadeira perola: “ You were colonized by France, I know!” e so consegui articular um “no, sorry you are wrong, we were never colonized, i am really sorry” e a desilusao no rosto do nepales!
Passados uns dias encontro-o de novo e vem dizer-me “Macau and Goa, sorry...” e ja nao continuei a conversa com receio do que pudesse sair dali. Pelo menos foi tentar saber e aprender, mas a Franca!! Logo a Franca!! Desculpem, colonizados por todos, menos pela Franca!! Ah e por aqui ja ouvi varias vezes a pergunta sobre que lingua e que falamos em Portugal... mas esse assusto dava outro post, o Portugues no mundo... ou o frances de Portugal no mundo!

6 comentários:

Anónimo disse...

Este post não me espanta nada, pois já constatei situações idênticas nas minhas breves idas ao estrangeiro.
Nós somos, e provavelmente continuaremos a ser, um país completamente insignificante para o resto do mundo. Só somos conhecidos pelo futebol, dum modo geral. Para os mais evoluidos, talvez ainda se lembrem de Camões, de Fernado Pessoa ou do fado...
Chego à conclusão que talvez os Filipes nunca devessem ter saido de cá, assim nunca seriamos confundidos com os espanhois como somos agora...


PS: Espero que as eleições tenham corrido bem por aí. Bom trabalho e cuida-te!

IandU disse...

Será sempre a nossa cruz, mostrar aos outros de onde vimos afinal.
A solução passa sempre pelo: Visitem-nos e depois digam o que vêm!
Sempre que disse isso, e alguém veio visitar só ouvi, que era um pequeno paraíso à beira mar. ;)

BeijoKas espero que esteja tudo bem por aí

carla alexandra vendinha disse...

oh rita bonita hira! tu estás completamente enganada. não viemos nós, todos nós no bico de uma cegonha, lá de Paris? nós somos franceses!!! que tonta!

carla alexandra vendinha disse...

oh rita bonita hira! tu estás completamente enganada. não viemos nós, todos nós no bico de uma cegonha, lá de Paris? nós somos franceses!!! que tonta!

Miguel F. Carvalho disse...

pela França??! isso dói a alma!! antes pelos espanhóis!! lol

Ana Paula Afonso disse...

lol Rita!
Tudo menos a França, a Espanha e outros que tais...

Grandes fotos! Que inveja!

Quando voltas?
bjs