sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Parabéns Catarina

7 de Dezembro de 1985. Sábado.
Eu tinha 6 anos mas lembro-me como se tivesse sido ontem. Nasceste numa tarde de chuva e frio. Saí com o pai para ir conhecer o Sebastião ou o Simão ou um irmão com um nome qualquer terminado em ão, como o pai desejava. Todos tinham a certeza, até o médico, que serias um rapaz.
Quando me perguntavam o nome que eu gostaria que tivesses, respondia sempre Francisca, porque acreditava que ia ter uma irmã e não um irmão. Porque tinha uma admiração de criança por aquela nossa tia. Assim que nasceste surpreendeste todos, menos a minha intuição que mais não era do que uma certeza embrulhada nos meus desejos.
Lembro-me da vila de Oeiras fria e enfeitada com as luzes de Natal, lembro-me de subir as escadas de madeira da maternidade da porta azul, onde tu também nasceste, curiosamente na mesma cama. Lembro-me de ter entrado no quarto onde estavas com a mãe e de me sentir minúscula dentro do meu Kispo vermelho. Eras o centro das atenções e eu nem conseguia chegar ao berço onde estavas. Era demasiado alto para conseguir ver-te. Até que o F. pegou-me ao colo e consegui ver-te, pequenina, pequenina, careca, tão branquinha. Tão diferente das fotografias que tinha visto de mim própria quando tinha as mesmas horas de vida.
O teu nome não é Francisca, mas Catarina. Já não és uma criança, cresceste, sempre minha irmã, muito minha irmã.
Contigo tenho mais do que amizade e não consigo intelectualizar os meus sentimentos e emoções para os por em palavras…
Nunca vou esquecer o dia em que nasceste.
Obrigada por fazeres parte da minha vida.
Naquele dia nasceste para o mundo. Nasceste para mim.
E hoje completas 22 anos. Parabéns mana.

4 comentários:

carla alexandra vendinha disse...

parrrrrabens catarina!

Anónimo disse...

Parabéns mana mais nova!!!!!!

Anónimo disse...

Obrigada mana :)
Gostava de dizer mais coisas mas não sou grande coisa a por sentimentos em palavras... mas que é precisa uma grande paciência para me aturar é verdade, se bem que tu às vezes, ahahhah

Anónimo disse...

Ops... desculpem aqui a mal educada, obrigada Alexandra e obrigada Carlota.
Beijinhos