terça-feira, 4 de março de 2008

De Katmandu

Prometo colocar aqui mais fotografias.
A ligacao aqui e bastante lenta e tempo nao tenho muito. Tenho tido dias de 48 horas...
Dia 10 deixo Katmandu e vou para a regiao de Biratnagar. Uns dias depois para o distrito de Dhankuta.
Adoro os nomes neste pais, parecem tirados de um filme como o Senhor dos Aneis... e so imaginar estes nomes ditos com entoacao de palavra de Tolkien.
Podia escrever um post enorme sobre o que estou achar deste pais, de qualquer forma acho que a minha primeira impressao, e que concerteza o reino xangrila-nirvana-budista-zen-paraiso do treeking, pode existir algures no mundo, mas nao sera aqui concerteza.
A situacao e violenta, instavel, muito volatil. Castas, discriminacao etnica, minas (sim, ha minas no Nepal), grupos armados que ninguem controla, varias linguas etc. A prova que o facto de um pais nao ter sido colonizado nao e sinonimo de paz, desenvolvimento e prosperidade. Nao houve colonizadores a deixar para tras vias de comunicacao ou infra-estruturas, construidas para a sua administracao, nem houve o inimigo comum para expulsar. Nao estou a defender a colonizacao, mas nada e linear. Nada.
Nao e o Congo ou o Chade, mas esta muito, mas muito longe de ser um paraiso.
Nao que nao soubesse ou nao tenha lido antes de decidir vir para aqui, mas a realidade acho que e ainda mais complexa do que eu julgava que seria. Atrevo-me a dizer que e mais complexa que a timorense, o que e completamente discutivel, nem sequer comparavel tenho essa nocao, mas talvez porque Timor foi a experiencia que tive ate aqui, nao consigo, mesmo que inconscientemente, deixar de fazer comparacoes, embora as saiba descabidas e desprovidas de sentido.

PS - Desculpem nao responder de maneira personalizada a cada comentario que aqui me deixam, mas agradeco muito, mesmo muito. So nao o faco porque a ligacao e lenta e o meu tempo curto. Ja agora o facto de os comentarios terem que ser aprovados, e apenas para eu ter a garantia que os leio a todos. Desculpem tambem os textos se calhar menos bem escritos, e nem vale a pena falar do tempo outra vez... mas acho que e melhor que nada..!

3 comentários:

Anónimo disse...

É bastante intensa a tua descrição da realidade desse país!
Contudo, achei piada ao que disseste sobre os nomes dos locais.
Acredito que a situação socioeconómica do Nepal seja muito complexa, pois é um dos países mais pobres do mundo.
Além disso, tem um sistema político anacrónico, ou seja, uma monarquia absoluta. Deve ser dos poucos países do mundo com uma sociedade de modelo feudal...
Já agora, os teus posts continuam bem escritos, pois tens um talento inato para a escrita intimista...

Maria Manuela disse...

Olá Ritinha
Fico contente que as coisas estejam a correr pelo melhor e que estejas bem... Vou passando por aqui para saber de ti.
Fica bem e beijos

Sadeek disse...

Caraças...não tinha essa noção!!!

Ó Rita...tu mete-te a pau, mulher. Afasta-te o mais possivel dos graneis e vê se voltas inteira..ok?!

BEIJOOOOOOOOOOOOO

P.S. Meinhas à jogador da bola, não?! Até ao "joelhames"...só para prevenir... ;)