quinta-feira, 6 de março de 2008

Survivor

Hoje descobri que existe uma serie de equimento e tecnologia, de cuja existencia eu nao suspeitava nem em sonhos.
Parece que vou ter que utiliza-la, quer dizer, tenho a secreta esperanca de que nao vou precisar daquela tralha toda e ja tenho alternativas, algumas…
Uma placa chinesa para ter net em quase todo o lado. A plaquinha instala-se no pc e depois puxa-se a sua pequena e fragil atena e net! E caso a zona seja tao remota que esta maravilha nao funcione, “oferecem-nos” uma coisa chamada Bgan, que custa 5000 dolares (em euros seria uma pechincha, visto o preco do dolar), que e um aparelho com uma bussola para acharmos nao sei que ponto, para virar aquilo para depois ter um sinal qualquer a partir de um satelite qualquer… que vai permitir ter net. Isto significa que e possivel ter net no meio da montanha, da selva, do deserto, literalmente em todo o lado.
Deve ser lindo viver numa aldeia sem electricidade, onde so se encontra arroz e lentilhas para comer, para a qual nao ha estradas e se vai a pe ou de burro porque nem ha sitio para o helicoptero aterrar, e poder fazer transferencias bancarias, pagar sei la o que ou enviar emails para casa. Ah, o facto de nao haver electricidade nao e problema, e que dao-nos 2 paneis solares de celulas nao sei que, que custam nao sei quanto e que se poem a funcionar nao sei como.
Claro, mais o telefone satelite, o telefone normal, o radio normal e o radio evoluido de antena gigante.
Falta so falar do kit de campismo… um fogao a querosene que ninguem consegue por a trabalhar (como eu gostava que fosse um camping gaz!), uma lamparina tambem a querosene, um saco-cama, tenda, uma lanterna, um aquecedor e mais umas coisas pequeninas. Ha ainda os packs de racao do exercito frances para alguma emergencia e o kit medico, com umas ligaduras, betadine, comprimidos etc.
O camping kit so pesa 20 kgs. E esta a estimativa porque ainda ninguem se atreveu a pesa-lo
Ah, claro e o computador.
Ah, e as minhas malas.
Ah, e alguma comida para levar para o distrito, para nao estar so a viver de arroz e lentilhas.
E agora pega la nisto tudo e vai para o mato.

PS – As alternativas de que falo no inicio sao velas e latas de atum. Tenho a dizer ainda que o titulo da minha funcao deveria incluir qualquer palavra relacionada com engenharia.

6 comentários:

Anónimo disse...

Uau! Estou impressionado com a tecnologia e os meios que usarás durante a estada aí... Parece que estás na tropa americana!... lol
Espero que te desenrasques bem...

carla alexandra vendinha disse...

dada a abundância dos "não sei como" vejo que os in country trainings da UN continuam com a habitual qualidade!!!
eu já tive dessas cenas solares! mas o meu - que usava em Same - tinha-se que esperar que passasse um satelite de não sei quê ás não sei quantas horas. Depois mudámos para uns enormes com uma antena flexivel que algumas pessoas insistiam em usar para limpar os ouvidos...

Maria Manuela disse...

Oh Ritinha pareces o Mac Guiver melher..... tu com um simples canivete e resolves os problemas da humanidade.
Espero que estejas bem e se quiseres companhia chama-me...

beijos

Maria Manuela disse...

Estás bem?
Passei só para dar um beijo e saber de ti, amiga.

Ana Paula Afonso disse...

gosto de te ler, miúda! porta-te bem e stay safe. bjs

Maria Manuela disse...

Olá Rita
É só para saber de ti e desejar boa Páscoa... Estás bem ???

Bjo